Blog
Este Caminho
Teresa Caldas — 16 de maio de 2024
Alegria e gratidão é o que sinto sempre que tomo consciência e vejo as transformações que acontecem nos alunos graças à prática de Vijñāna Yoga.
As mudanças mais profundas e intensas acontecem àqueles que participam no Curso de Formação de Professores, devido à sua intensidade, duração, prática pessoal diária, estudo das escrituras e dedicação. Mas também nos alunos que frequentam as aulas uma ou duas vezes por semana estas mudanças são visíveis. Brincando, costumo dizer que a postura deles se torna “majestosa”. No início, muitos nem se apercebem de que têm dedos nos pés e de como são úteis! Aos poucos, muito lentamente, o corpo inteiro desperta. A coluna fortalece-se, bem como a personalidade.
Infelizmente, este não é um processo para todos. É preciso coragem e dedicação para dar este salto quântico. Vejo também pessoas que não ousam dar o último passo. Aqui não há ganho de poder nem de riqueza. Não há competição nem um objetivo a alcançar. Há apenas o estar consigo mesmo: o corpo, a mente e a alma. Isso pode ser muito confrontante e até assustador. A transformação não é fácil — é preciso abraçá-la com um coração aberto e plena confiança.
A recompensa é uma ferramenta que, como uma joia preciosa, guardará para o resto da vida. Transforma-o numa pessoa melhor, acalma os seus estados de ânimo diários que surgem sem razão aparente, e faz perceber que nenhum drama é permanente, nem verdadeiramente insolúvel. Dá-lhe contentamento, clareza mental, consciência corporal e uma maior intuição. Estas ferramentas acompanharão o seu caminho para sempre. É um processo contínuo, que começa no momento em que inicia este caminho.
Está pronto para dar o primeiro passo?
Junte-se a mim em abril de 2025 para a Formação de Professores de Vijñāna Yoga (850 horas, duração de 3 anos) em Silves.