O que é Vijñāna Yoga?
A palavra:
Segundo Śankara, grande filósofo Vedanta, vijñāna é um conhecimento ou saber profundo a que não se chega por mero ensinamento exterior, recebido de um professor, nem mesmo pela tradição espiritual escrita. Pelo contrário, é uma claridade interior que se revela através da experiência pessoal. Ramakrishna continua assim:
A consciência e a convicção de que o fogo existe na madeira é jñāna (conhecimento). Mas cozinhar arroz nesse fogo, comer o arroz e retirar dele o alimento, isso é vijñāna.
A yoga:
A prática da yoga vinda desta claridade e sabedoria interior, aliando-se aos principios vitais – o relaxamento do corpo, a tranquilidade da mente, a concentração através da intenção, o enraizar, o estabelecer de ligações/conectar, a respiração consciente e a expanção – permite-nos ir mais fundo e a partir de dentro, ver, sentir, compreender e agir com perícia.
Fontes:
Vijñāna - o acto de distinguir ou discernir, compreenção, reconhecimento, inteligência, sabedoria, aptidão, arte, ciência.
(Monier Williams Sanskrit-English Dictionary, p. 961)
Na verdade, diferente de e no interior do invólucro que consiste na mente (manas), existe o atma que consiste em vijñāna (sabedoria). Este tem a forma de uma pessoa …
Fé (śraddhā) é a cabeça,
Ordem (rta) é o lado direito.
Verdade (satya) é o lado esquerdo.
Yoga é o corpo.
A Inteligência Superior (mahat) é a parte inferior, a fundação.
(Taittrīya Upanishad II.41)
No mundo da mente (manas), aceitamos autoridade que é externa. No estado de vijñāna, o crescimento interno é afectado. Desenvolvemos fé, ordem, verdade e união com o supremo.
(comentário de S. Radhakrishnan’s sobre Taittrīya Upanishad)
Da forma tão directa como a visão física vê e apreende a aparência dos objectos assim, e mais directament ainda a gnose (vijñāna) vê e apreende a verdade das coisas.
(Śri Aurobindo, The Synthesis of Yoga, page 463)